Tipos de Yoga. Quais as diferenças?

Tipos de Yoga. Quais as diferenças?

A diversidade de opções, de estilos e diferentes tipos de yoga transformam a escolha da escola adequada para praticar a modalidade numa tarefa complicada. Qual o estilo indicado para mim? Quais as diferenças entre os diversos tipos de Yoga? Para ajudar a tomar a decisão certa apresentamos de seguida uma lista com os principais tipos de Yoga. Descubra o certo para si.

Yoga significa a união entre o corpo, mente e espírito. Também indica  a união no sentido do humano com o divino; a descoberta do seu potencial maior, das possibilidades infinitas.

Na prática,o Yoga é uma atividade de bem estar pessoal, tanto físico como emocional, que desperta os sentidos e diminui a ansiedade e o stress. Inicialmente a atividade requer sempre a orientação de um profissional. Com o tempo e experiência, a prática pode ser feita pela própria pessoa.

Hatha Yoga

É o estilo mais popular de yoga no Ocidente. Foca-se essencialmente na saúde do corpo. O objetivo é trabalhar a mente e espírito por meio do corpo. Originou dezenas de ramificações e estilos em todo o mundo.
É indicado para quem prefere focar-se no trabalho do corpo.
As aulas variam bastante de acordo com os professores. Alguns optam por uma prática mais leve, com movimentos mais lentos e suaves enquanto outros puxam mais pela força e pelos alongamentos. O Hatha Yoga melhora a condição física, a força e a flexibilidade, ao mesmo tempo que aumenta a capacidade de concentração.

Ashtanga Yoga

É uma ramificação do Hatha, criada pelo indiano Sri K. Pattabhi Jois, na Índia. É das práticas mais vigorosas atualmente, trabalhando com séries fixas, que vão sendo aprendidas progressivamente, exigindo um grau cada vez maior de força, flexibilidade e consciência.É ideal para quem tem resistência física e  gosta de trabalhar o corpo.
Com exceção das aulas conduzidas, cada aluno faz sua série no seu próprio ritmo, com ajustes e correções feitos pelo professor. A prática une posturas, que começam com a saudação ao sol e evolui para seqüências em pé e no chão. Com a prática adquire-se força, flexibilidade e equilíbrio.  O Ashtanga Yoga melhora  concentração e alinha os músculos e as articulações.

Iyengar Yoga 

Desenvolvido pelo indiano B.K.S. Iyengar (que foi aluno do mesmo mestre do criador do ashtanga), é também uma ramificação do Hatha. A principal característica do método é o conceito de que o alinhamento do corpo desperta experiências escondidas, tornando conscientes os condicionamentos que moldam as nossas estruturas musculares.
Combina com quem prefere uma prática intensa, com base nos detalhes mais focada na postura do que na repetição. As posturas são feitas com a ajuda de acessórios como cintos, almofadas e blocos e exigem bastante tempo em cada posição. Durante esse período, o professor alinha o corpo do aluno corretamente. É uma prática ótima para pessoas que querem combater a má postura.

Kundalini Yoga 

Durante muitos anos foi considerada uma prática secreta. Tem por objetivo a subida da kundalini (energia que fica adormecida na base da coluna, no primeiro chakra, e que vai subindo junto com a expansão da consciência do indivíduo). É uma prática indicada para quem prefere fazer um trabalho não só físico mas também espiritual e energético, procurando a a expansão da consciência. As aulas utilizam posturas, respirações, contrações, exercícios de limpeza das mucosas, gestos com as mãos e mantras, e um trabalho muito intenso de meditação. Os movimentos são suaves o que não quer dizer que não exijam força. A prática  limpa e revigora o organismo, fortalece e alonga o corpo. Equilibra os sistemas nervoso e glandular, sincronizando-os com a rede de meridianos, chakras e corpos energéticos.

Raja Yoga

meditação é a palavra-chave deste tipo de yoga, cujo significado é real, da realeza . O seu objetivo é o desenvolvimento espiritual do indivíduo não se focando no esforço físico.
É perfeito para quem é mais introspectivo, gosta ou quer aprender a meditar e não faz questão de uma atividade física mais forte. As aulas combinam o domínio das ondas mentais, a meditação e as posturas. A prática acalma a mente e aumentar a concentração

Bhakti Yoga 

É Yoga do amor e da devoção, exposto na Bhagavad Gita e em muitos textos sagrados do Vaishnavismo e Shaivismo. Combina com quem é agitado, quer aprender a meditar mas não tem tempo tempo livre. É particularmente indicado para quem se exalta facilmente com as outras pessoas. As aulas são focada na meditação com rituais de canto e oração. Pode ser praticada em qualquer lugar ou situação, aumentando a concentração e a calma.

Tantra Yoga

É o tipo Yoga focado na sensorialidade. Utiliza a sexualidade como alavanca para a evolução interior. Tantra significa, entre outras coisas, a maneira mais correta de se fazer qualquer coisa. É a via da evolução interior através do prazer. Ensina como relacionar-se consigo mesmo, com os outros seres humanos e família, superiores ou inferiores hierárquicos, animais, plantas e meio ambiente. Pretende atingir a meta mediante o reforço e canalização do libido.

Encontre todos os locais onde se pratica Yoga aqui. 

Ajude-nos a melhorar esta lista publicando os seus comentários.

Acerca de Ginasios Portugal