Seis razões para fazer exercício na praia

Seis razões para fazer exercício na praia

Com a chegada do verão chegam também os dias de praia e uma ótima oportunidade para mudar o ritmo habitual ou para finalmente fazer algum exercício. Seja porque não quer interromper o seu ritmo, porque quer perder algum peso ou porque finalmente percebeu que o melhor é ficar em forma, a praia é o local perfeito para se mexer.

UMA ENORME PISTA DE AREIA

A areia vai ser o seu maior aliado e também o seu maior inimigo. A areia mole que compõe a praia vai tornar todos os exercícios mais intensos especialmente se não tiver habituado a correr ou a caminhar. Correr na areia queima mais calorias do que em qualquer outra superfície e os seus músculos são sujeitos a um esforço muito mais forte.

ÁGUA, ÁGUA E MAIS ÁGUA

Ao transferir o seu exercício para a água beneficia de um treino por uma lado intenso mas por outro lúdico. São poucos os que não gostam de uns bons minutos no mar e não aproveitar esta enorme piscina natural para fazer exercício seria um desperdício. A natação é naturalmente o exercício mais óbvio mas a água permite fazer também outro tipo de exercícios que fortalecem os vários grupos musculares. Devido ao atrito da água, exercícios como a corrida ou a caminhada têm o dobro do impacto. Mas os benefícios não se ficam pelos músculos: o impacto sobre as articulações é muito menor e o contato com a água reduz o stress e melhora o nosso humor. E tudo isto sem sentirmos o incómodo do calor!

SOL

Se já está habituado a treinar ao ar livre, então não vai sentir tanto o efeito de treinar em espaço aberto. Mas para aqueles que treinam habitualmente em espaços fechados, os dias de praia são um ótimo momento para conciliar o exercício físico com as vantagens da luz solar. O sol oferece ao nosso corpo uma dose extra de Vitamina D que nos proporciona inúmeros benefícios:

 – Regula a pressão arterial

 – Regula o crescimento celular

 – Combate os sintomas da depressão

 – Previne a doença de Alzheimer

 – Previne artrites

Nunca é demais relembrar que a exposição excessiva ao sol provoca queimaduras solares e que está diretamente ligada ao cancro da pele, por isso vá com calma.

DESPORTO PARA TODOS OS GOSTOS

Se não está motivado para um plano de exercícios, experimente praticar alguns desportos. Geralmente é muito mais fácil encontrar alguém para dar uns toques numa bola ou jogar uns raquetes do que iniciar um treino sozinho. O desporto é uma grande ferramenta de treino porque diverte enquanto se pratica exercício. E à medida que vai jogando com regularidade vai aumentando a sua capacidade física e puxando os seus limites. E novamente a areia entra também no jogo, tornado tudo mais intenso. Ficam aqui algumas ideias de desportos que poderá praticar enquanto se diverte na praia:

– Voleibol

– Futebol

– Raquetes

– Fresbee

CORPO E MENTE

Se está mais virado para exercícios mais tranquilos então aproveite e faça Yoga. A praia é o local perfeito. Manter uma pose difícil enquanto a água balança sobre a areia a seus pés vai ajudar a desenvolver melhor os seus sentidos de equilíbrio e a respiração. Além disso, a praia emite uma energia natural muito positiva que irá revigorar qualquer um.

SEM APARELHOS

Se ainda não está convencido, pense na facilidade e na economia financeira de trabalhar sem qualquer tipo de aparelhos. Na praia poderá fazer qualquer tipo de exercício até musculação. Poderá encher os baldes dos seus filhos ou sobrinhos de areia e fazer uns alteres improvisados. ou então optar pelos tradicionais abdominais ou flexões que apenas precisam dos seus músculos.

Boas férias e bons exercícios!

Acerca de Ginasios Portugal