Oito dicas para escolher o ginásio certo para treinar!

Oito dicas para escolher o ginásio certo para treinar!

Começar a praticar exercício é uma decisão importante na vida de qualquer pessoa, pois traz diversos benefícios tanto para o corpo como para a mente. Mas por onde começar?

Um dos maiores desafios para todos aqueles que decidem começar é escolher o ginásio ideal, que estimule o praticante e não o faça desistir da atividade física. Para facilitar a escolha, alguns requisitos devem ser avaliados antes de tomar a decisão final.

• PROXIMIDADE

Um dos principais fatores a considerar no momento de escolher o melhor local para praticar qualquer exercício é a sua proximidade. O espaço não deve estar a mais de 20 ou 25 minutos da sua casa ou local de trabalho. Quanto mais perto seguramente melhor. Quando o ginásio é muito distante, o mais provável é que desista de ir treinar ou não vá ao menor sinal de dificuldade, como um dia de chuva ou uns minutos a mais no trânsito.

Uma das grandes vantagem de se estar perto é a possibilidade de treinar aos fins de semana para compensar alguma falta. Já treinar próximo do local de trabalho é uma ótima solução, pois permite treinos rápidos à hora de almoço ou treinos depois de um dia de trabalho que aliviam o stress do dia e evitam as longas filas de trânsito.

• HORÁRIOS

Estabelecer um horário para treinar aumenta as hipóteses de continuar a frequentar o ginásio sem desistir, mas é fundamental conciliar os horários de exercício com os da sua vida pessoal. Caso a sua agenda seja muito preenchida, procure uma espaço que abra cedo e encerre tarde para conseguir encaixar o seu treino em qualquer momento livre do dia, seja à noite ou no horário de almoço.

Se não tiver muito tempo livre, é possível começar com pequenos objetivos, como treinar duas ou três vezes por semana apenas durante 30 minutos a uma hora e ir progressivamente aumentando o tempo conforme a sua disponibilidade

• DIVERSIDADE

Quem procura uma ginásio geralmente já tem uma ideia do tipo de treino que gostaria de fazer, mas nada impede de fazer outras aulas, experimentar danças, lutas, yoga, hidroginástica ou pilates. Regra geral, o tipo de atividades que nunca experimentou, revelam-se sempre agradáveis surpresas. Além disso, a combinação de várias modalidades potencia o seu desenvolvimento físico e acima de tudo é fonte de grande motivação para continuar a frequentar o ginásio. Ao combinar várias modalidades o seu treino será mais eficiente.

• PROFISSIONAIS

A relação entre professor e aluno é fundamental para o bom desenvolvimento do treino, já que fará com que se sinta à vontade para esclarecer qualquer dúvida sobre os resultados desejados. É sempre importante verificar se os profissionais do seu espaço têm as competências certas para assegurar que será corretamente orientado.

• INSTALAÇÕES

As instalações são muito importantes assim como a higiene dos balneários. Acima de tudo, tem de escolher um espaço onde sabe que se irá sentir bem. O Ginásio deve estar sempre limpo, com chuveiros em boas condição de uso e armários disponíveis para todos os praticantes. A ventilação e a luz também devem ser levadas em conta, pois interferem no desempenho do treino.

• SEGURANÇA

Nem sempre pensamos nisso, mas é importante certificar-se de que o ginásio está preparado para acidentes. Verifique se o local possui alguém preparado para situações de emergência e se existem aparelhos e equipamentos de primeiros socorros.

• MENSALIDADES

Após pesar todos os requisitos para a escolha da local ideal, é necessário saber se ele cabe no seu bolso. Informe-se junto de amigos que tenham frequentado ou frequentam o mesmo espaço sobre os preços praticados ou sobre se existe alguma promoção em curso. Pode conseguir descontos ao fazer planos mais longos, aderindo a planos anuais. Não se esqueça que uma mensalidade mais elevada pode ser compensada por outros fatores, como equipamentos melhores, maior oferta de aulas e conveniência pela proximidade de casa ou do trabalho.

• EXPERIMENTE!

Procurou, selecionou, decidiu-se por dois ou três espaços mas ainda tem dúvidas? Não hesite em deslocar-se aos espaços que elegeu e peça para experimentar. Não tenha receio de falar com um comercial e pedir para testar gratuitamente o espaço durante um dia ou dois. Não se esqueça que é também uma oportunidade para o ginásio ganhar um cliente e como tal, poucos são os que lhe fecharão a porta ao seu pedido.

Comece hoje a procurar local certo para se pôr em forma! Encontre-o aqui!

Ponha-se em forma. O desporto melhora a sua condição física e sua boa disposição!

 

 

Acerca de Ginasios Portugal